Hoje acordei e liguei a televisão.
Como a casa não é muito grande o barulho da televisão ouve-se em todo o lado.
Calhou começar a dar o programa "Bom português" no momento em que estava a tomar o pequeno-almoço. A questão de hoje era: Com as regras do novo acordo ortográfico, qual a forma correcta, "antevêem" ou "anteveem"?
Com os conhecimentos adquiridos até à data diria sem sombra de dúvidas "antevêem", mas qual não foi o meu espanto quando o menino disse que a resposta correcta era "anteveem"!
Não sou a favor deste acordo ortográfico, não acho que seja enriquecedor ou até, que traga mais valias. Veio sim, empobrecer a língua portuguesa, criar conflitos nas frases e pensamentos transmitidos via papel e até tornar confusas as palavras transformadas.
Claro está que, fico extremamente contente quando vem a público entidades que se negam a adoptar esta nova forma de se escrever. A juntar-se ao presidente do CCB, Vasco Graça Moura, que já há muito tempo tem vindo a demonstrar o seu desagrado, vem agora a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores). Esta decisão, segundo as
notícias dadas, advém da decisão do Brasil que adiou a entrada em vigor do novo acordo ortográfico para 2016, e a recusa da entrada em vigor do novo acordo ortográfico em Angola.
Não acredito que haja um recuo para a retirada desta ofensa que é este novo acordo ortográfico, mas fico contente por não ser a única a pensar que este novo acordo ortográfico desrespeita a Língua Portuguesa, simplifica uma língua que em tudo é muito completa e complexa.