terça-feira, 18 de agosto de 2015

Realmente ter um negócio é complicado


Para a próxima semana o Café Girassol vai fechar para férias. Finalmente as merecidas férias. Mas, apesar de serem merecidas, há muita gente que parece que vê nisso um problema. Ora aqui está um belo senão de ter um negócio por conta própria. 
Por ter um negócio por minha conta tenho menos férias, não porque não as mereça, mas porque cada dia que estou fora é mais um dia que o café está fechado. Devido a isso tento concentrar as férias de Verão em duas semanas. Como os meus ajudantes têm mais que duas semanas de descanso, cabe a mim, estes dias, ficar à frente, sozinha, no café. Como 16 horas diárias em 5 dias consecutivos são muitas horas de trabalho para uma só pessoa, eu e a minha família achamos melhor, durante esta semana, fechar o café às 20h. Por respeito comunicamos aos clientes mais próximos esta informação pessoalmente. 
Segundo relatos que me chegaram aos ouvidos essas pessoas a quem tivemos a preocupação de comunicar não acharem muita piada de eu fechar duas horas mais cedo. Penso que, pelas respostas que tenho tido, até o facto de ir de férias os está a afectar. 
Obviamente que isto me está a afectar. Coloco em causa muita coisa, se deveria fechar mais cedo,  se deveria ir mesmo de férias...
Tento não pensar na hipótese de não descansar. É claro que os clientes são importantes, mas mais importante que eles é a minha saúde, e essa não tem preço. Vou continuar a fechar mais cedo porque não aguento trabalhar 16h seguidas durante 5 dias e vou de férias, que estas são bem merecidas. E desde ontem que concluiu uma coisa, sabe tão bem jantar em casa sem a preocupação de ter que voltar ao café, sabe mesmo bem. 

Sem comentários: