sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Estou chateada


Estou chateada!
Há várias coisas na minha cabeça que não fazem sentido, que não se encaixa. Comecei o meu dia muito bem, nem muito tarde, nem muito cedo, o Sol estava perfeito, o quentinho nas costas sabia bem e até tomei o pequeno-almoço no jardim da cidade com a minha amiga Sozinha! De seguida, e é aqui que as coisas começam a piorar, fui até aos serviços de relações internacionais inscrever-me para ir para o ano de Erasmus, mas algo na minha cabeça batucava (e ainda batuca).
Este ano o meu curso entrou em Bolonha. Mas para que serve este acordo? Um dos objectivos é facilitar a "troca" de alunos entre as universidades dentro da Europa, certo?
Pois bem, eu pelo que estou a ver hoje gostava de acreditar nisso.
Para o meu curso, este ano, abriram cinco acordos com a minha universidade: um na França, dois na Alemanha, um na Áustria e um na Suécia. Começando a procurar uma orientação para ver para onde iria, já que a minha primeira opção, Holanda, com esta lista já estava colocada de parte, reparei que: Em França só se fala o francês, por isso corta; na Alemanha só se fala alemão, por isso mais duas de parte; há pouco tempo soube que na Áustria também as aulas de mestrado são dadas em alemão, risca; por fim, na Suécia as aulas são dadas em inglês.
Com isto, e deparados com este cenário animador, somos sete alunos a concorrer para mestrado na Suécia por ser a única escolha, a única alternativa.
Agora, expliquem-me essa democracia, esta roubalheira, estas mentalidades!

Bem, apesar de conhecida, esta novela veio à superfície esta manhã.
Hoje tenho outra desgraça para contar e que soube agora mesmo: estava eu a ver e a rever os meus emails quando, decidi ir ver alguns com mais atenção. Tratava-se de um curso de um dia sobre as paisagens litorais, um tema que a mim me interessa bastante. Vi e revi o email e quando fui para me inscrever online, deparei-me com a informação de que o curso custava 360€, onde para estudantes o custo era de 180€ sem almoço.
Fiquei chateada, pois se um estudante vive às custas dos seus reprodutores e, sendo esta conferência muito apelativa e muito necessária para os dias que correm, como um estudante tem dinheiro, para além do material que gasta nos trabalhos, para dar por um dia de conferência? Assim não há condições!
Não podem ser mais modestos nas quantidades que pedem?

1 comentário:

Sandrine disse...

Bem que abuso de preço... esse é quase o preço de conferências de 3 dias ou mais... grandes conferências internacionais!!!

Que abuso!!!