quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O trabalho que tenho em mãos

Hoje o dia promete ser longo.
Começou cedo, para me encontrar com leis, Diário da Republica e fazer textos para um relatório final.
Inexplicavelmente estou com a pica toda. Nunca esperei gostar tanto desta parte do curso.
Não sei se é pela professora que sabe tão bem dar as aulas, ou se é de mim que, depois de tanto tempo de ansiedade para ter a parte de Ordenamento do Território, agora não quero ver-me livre dele.
Neste momento estou a fazer um trabalho relativo ao PROT-Alentejo. Os PROT (Plano Regional do Ordenamento do Território) definem a estratégia regional de desenvolvimento territorial, integrando as opções estabelecidas ao nível nacional e considerando as estratégias municipais de ordenamento do território e de desenvolvimento local, constituem o quadro de referência para a elaboração dos planos especiais do ordenamento do território e dos planos municipais de ordenamento do território. Assim, o PROT deverá constituir uma oportunidade para construir uma nova visão sobre a inserção da região, neste caso o Alentejo, no espaço nacional e europeu e para definir um modelo territorial que tenha em conta os novos factores de transformação dos territórios e promova a protecção e valorização dos seus recursos naturais e culturais.
É com base neste comenhimento que o meu relatório se vai basear.
Proteger, valorizar o território sem nunca esquecer a actividade humana.

Sem comentários: