quinta-feira, 14 de março de 2013

O novo acordo ortográfico

Hoje acordei e liguei a televisão. 
Como a casa não é muito grande o barulho da televisão ouve-se em todo o lado.
Calhou começar a dar o programa "Bom português" no momento em que estava a tomar o pequeno-almoço. A questão de hoje era: Com as regras do novo acordo ortográfico, qual a forma correcta, "antevêem" ou "anteveem"?
Com os conhecimentos adquiridos até à data diria sem sombra de dúvidas "antevêem", mas qual não foi o meu espanto quando o menino disse que a resposta correcta era "anteveem"!

Não sou a favor deste acordo ortográfico, não acho que seja enriquecedor ou até, que traga mais valias. Veio sim, empobrecer a língua portuguesa, criar conflitos nas frases e pensamentos transmitidos via papel e até tornar confusas as palavras transformadas. 
Claro está que, fico extremamente contente quando vem a público entidades que se negam a adoptar esta nova forma de se escrever. A juntar-se ao presidente do CCB, Vasco Graça Moura, que já há muito tempo tem vindo a demonstrar o seu desagrado, vem agora a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores). Esta decisão, segundo as notícias dadas, advém da decisão do Brasil que adiou a entrada em vigor do novo acordo ortográfico para 2016, e a recusa da entrada em vigor do novo acordo ortográfico em Angola.

Não acredito que haja um recuo para a retirada desta ofensa que é este novo acordo ortográfico, mas fico contente por não ser a única a pensar que este novo acordo ortográfico desrespeita a Língua Portuguesa, simplifica uma língua que em tudo é muito completa e complexa.   

2 comentários:

brecke disse...

Tem de ser possível recuar, isto é demasiado mau.

byClaudioCHS disse...

.

Último informe: O rato de laboratório escapa de cerco policial!

Estamos aqui, Repórter WEB Virtual Última Hora, ao vivo pra você: interrompemos a programação normal deste blog para informar que, através de uma denúncia anônima, a polícia federal conseguiu chegar ao local do esconderijo do rato de laboratório. Ele estava no quinto andar de um prédio aqui na parte baixa do centro da cidade. Apesar da ação rápida da polícia, o rato conseguiu escapar pela janela, descendo, segurando-se e escorregando pela calha d'agua, enquanto a polícia tentava arrombar a porta. Ao chegar na calçada, haviam alguns policiais federais do lado de fora do prédio que davam cobertura aos homens que entraram e iniciou-se uma perseguição a pé no centro da cidade. Os policiais estiveram bem perto de por as mãos no rato de laboratório, mas, antes que conseguissem, deram de frente com a parada gay que está acontecendo aqui, desde o começo da manhã, nesta avenida principal, e o rato infiltrou-se rapidamente no meio da multidão. Os policiais federais fizeram o mesmo, armados, mas não conseguiram encontrar o fugitivo. Houve uma grande preocupação por parte da polícia, de que sua entrada no meio da multidão causasse um tumulto e atrapalhasse o bom andamento da festa com as cores do arco-íris, mas o incidente passou desapercebido, como vê-se através desta gravação, confira a imagem, na tela:

- "Bom, dia, meu senhor, o que está achando desta grande festa?"

- "Ai! Hoje eu sou só alegria. Quero ficar que nem está avenida: coberto de paetês, plumas, confetes e purpurina!"

- "E o que mais gostou até agora, de tudo que viu por aqui?"

- "Ahh, adorei as fantasias! São todas chiquérrimas, maravilhosas, coloridas, criativas! Mas mesmo assim é incrível como a-do-ra-mos o básico, porque a fantasia que mais gostei, mesmo, foi a de um homem alto, forte, de bigode, que estava armado e fantasiado com um colete da polícia federal... aaaaaiii, gêeenti... não aguento ver essas coisas... uuuuuuuiii!!!!"

A qualquer momento o Repórter WEB Virtual Última Hora poderá voltar com mais notícias. Fique ligado. Tenham um bom dia.

http://progcomdoisneuronios.blogspot.com.br/

.