sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Por ter um negócio

Quem disse que ter um negócio era fixe? Quem disse que ter um negócio era pêra doce? Quem disse que ter um negócio era sinónimo de mais preocupações mas menos trabalho?
Quem disse estava a mentir, enganado e sem conhecimento de causa.
Ter um negócio é sinónimo de trabalho e mais preocupações, é sermos escravos de nós próprios. Trabalhamos muito para o pouco dinheiro que, ao final do mês, aparece na nossa conta. Trabalhamos com hora de entrada e sem hora de saída. Ontem, por exemplo, cheguei à loja às 06:40, saí às 19h, fui a casa preparar as coisas para hoje, voltei à loja às 21:30 e saí às 22:30. Desde quando é que a trabalhar por contra de outrem temos este horário?
Montar um negócio de raiz custa, não se iludam meus amigos, sai do corpo, da sabedoria e da paciência de quem arrisca. Mas uma coisa também sei e é por isso que me levanto todos os dias. Todo este esforço compensa. Compensa quando tenho clientes que me perguntam se estou bem quando me vêem cheia de sono. Quando, em quase 11 meses de casa tenho clientes habituais. Quando eu digo um "ai" tenho sempre alguém pronto a vir de encontro ao meu auxílio. Quando as minhas ideias dão resultado e são aplaudidas pelos clientes. Quando venho para o meu local de trabalho sem medo do patrão. Quando sinto a admiração de quem conhece o meu percurso de vida.
Mas nem todos os dias são cor-de-rosa, principalmente aqueles em que recebemos a notícia que algo se avariou ou quando temos que gastar mais do que aquilo que pensávamos gastar. No início, para além dos investimentos que eram quase obrigatórios, num primeiro momento foi a arca frigorífica para pôr as bebidas, a televisão maior (pois o mundial estava aí), a imperial que numa primeira e segunda vez (e quem sabe numa terceira) dá desprezas, o aparelho para matar insectos que de muito pouco serve, agora vem o vírus que resolveu instalar-se no computador do café (aquele que também faz de registadora). Por ser um vírus que se alimenta da internet fazendo com que todo o sistema fique lento, não a tenho ligada. Estes últimos dias tenho beneficiado da bondade do meu irmão ao seder-me o seu tablet para actualizar a página do café bem como para me ajudar a passar os momentos mortos. Com isso, vou ter que voltar a investir na formatação e na aquisição de um bom anti-vírus para evitar que estes seres estranhos e desagradáveis entrem novamente no meu pequeno computador. Por isso aqui está mais um investimento.
Agora é só torcer para que não surjam mais investimentos indesejável até ao final do ano. Pois para o início de 2015 não vai ser fácil. 
Em resultado de quase um ano de casa aberta vale a pena investirmos e arriscarmos um negócio próprio. Se é para ser explorado, que sejamos por nós próprios, que seja para nós mesmos. 

Sem comentários: