domingo, 22 de fevereiro de 2015

Mais um filme


Hoje fui mais uma vez ao cinema. Estava na dúvida em ver o filme A teoria de tudo ou O jogo de imitação. Apesar de ter algumas dúvidas entre estes dois, a resposta foi rápida a surgir. Acabei por ir ver O jogo de imitação e, mesmo não tendo visto o outro filme, acho que fiz uma boa opção. Adorei o filme e, principalmente, adorei a representação feita por Benedict Cumberbatch, sem dúvida e sem críticas a colocar. Baseado numa história verídica, este filme remete-nos para a Segunda Guerra Mundial, na qual Alan Mathison Turing (1912-1954), criptoanalista, matemático e filósofo britânico, juntamente com a sua equipa foram fundamentais aos Aliados na descodificação do código Enigma, que os nazis utilizavam para comunicar secretamente os ataques futuros. Por muitos incompreendido, Alan Turing foi um elemento fundamental para descodificar o código alemão criando um dos primeiros computadores programáveis no laboratório nacional de física do Reino Unido. Com esta invenção bastante particular para a altura, estava já a abrir portas a uma das questões mais pertinentes da tecnologia da actualidade: a possibilidade teórica da inteligência artificial. 
Em paralelo à sua criação, Alan Turing passava por um tormento que acabou por culminar no fim precoce e injusto da sua carreira/vida. Ironicamente, Alan foi processado por atentado ao pudor, ou seja, foi condenado por ser homossexual, na época ilegal. A 8 de Junho de 1954, dois anos depois de iniciar um tratamento de injecções de hormonas femininas que provocam castração química, que Alan preferiu à prisão, Turing foi encontrado morto na sua própria casa. 
Realizado pelo norueguês Morten Tyldum, um filme dramático sobre a vida de Alan Turing, o lendário génio da matemática que decifrou códigos nazis e que acabou perseguido pela sua orientação sexual. O elenco conta com os actores Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode e Mark Strong, entre outros.

Já em 2009, depois de uma campanha liderada por John Graham-Cumming, o primeiro-ministro Gordon Brown fez um pedido oficial de desculpas público em nome do Governo britânico, devido à maneira pela qual Alan Turing foi tratado. Finalmente, a 24 de Dezembro de 2013, o matemático recebeu o perdão da Rainha Isabel II.

Como já referi, Alan Turing foi encontrado morto na sua própria casa e na qual, segundo exames depois realizados, as causas da sua morte foram por envenenamento por cianeto. Perto do seu corpo foi encontrado uma maçã, estando meio comida, ao lado da sua cama. Embora este fruto não tenha sido testado, especula-se que tenha sido o veículo para o seu envenenamento.
Nos dias de hoje, e no nosso dia-a-dia, onde podemos ver uma maçã trincada?
Por ter sido um homem importante na história das tecnologias, tendo lançado as bases para o computador moderno, o logótipo na parte traseira dos iPhones ou dos Mac's trata-se de uma homenagem a Alan Turing. 

Sem comentários: