sexta-feira, 31 de julho de 2015

Mais uma taxa?

Um negócio próprio, pequeno, cafetaria, em Portugal. Cada vez mais esta conjugação faz menos sentido. Não porque dá trabalho, não porque não dê resultado. Digo isto porque, a cada ano que passa, inventam mais uma taxa para cobrar aos proprietários deste ramo.
Não basta a renda, o custo de cada produto que vendemos (nos quais há produtos que nem 50% de lucro temos), electricidade, água, empresas que nos obrigam a contratar para nos darem papeis a dizer como se lavam as mãos e as superfícies de trabalho, publicidades de rua, seguros... enfim. Para além disto, resolveram criar outra taxa. Aqui a questão é que eu não entendo o porquê, a razão da sua existência. Eu passo a explicar. 
Segundo esta notícia, os cafés têm de pagar 96 euros anuais à SPA devido aos direitos de autores. Agora aqui eu pergunto, eu não pago uma taxa mensal na conta da luz relativo ao audiovisual? Eu tenho o serviço da Vodafone no qual pago pelo serviço da televisão, e não é pouco pois tenho Sport TV e Benfica TV, esta empresa já por si não deveria pagar essa taxa? Porque é que tem que ser os proprietários? Para irem buscar mais dinheiro?
Mais uma vez, está-se a ir ao bolso do trabalhador.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

sábado, 25 de julho de 2015

Tablet, meu querido tablet

Após, aproximadamente, um mês com o meu tablet, só tenho uma coisa a dizer: fico doida quando a bateria está prestes a acabar. 
Isto de poder sentar-me numa mesa, a ver o Facebook, a ver e escrever no meu blog, a ver sites variados, a ver vídeos... é maravilhoso. Tenho pena de não o ter tido há mais tempo, pois evitava algumas dores de costas por estar sentada toda torta, mas mesmo assim, veio muito a tempo para o desfrutar ao máximo. 

quarta-feira, 22 de julho de 2015

terça-feira, 21 de julho de 2015

Uma das praias mais belas



A uma distância de aproximadamente 120 km de Lisboa, encontramos este pequeno paraíso, a praia da Comporta.  Para mim, é uma das praias mais bonitas de Portugal. Para completar esta maravilha, que por si só já convence qualquer pessoa a uma visita, tem das melhores bolas de Berlim que alguma vez comi. Por isso, por um belo dia de praia, vale bem os 120 km de percurso. 

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Mais uma taxa?


Quem não conhece a cidade do Porto? Quem não sabe que esta cidade tem cada vez mais turistas? Quem não sabe que a Livraria Lello, localizada na Rua das Carmelitas, 144, é considerada a livraria mais bela do mundo? 
Por este êxito, e por receber diariamente em média 5 mil pessoas, a partir do dia 23 de Julho, os seus proprietários vão começar a cobrar 3 euros por cada visitante. Mas nem tudo é má notícia,  segundo o responsável do espaço, esta quantia pode ser vista como um "adiantamento", pois na compra de um livro, os 3 euros serão deduzidos. 

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Música que me encanta #11


Uma exposição no CCB


Até dia 2 de Agosto vai estar no CCB (Centro Cultural de Belem) a exposição Paisagem como Arquitectura,  que reúne as diferentes formas de mudança da paisagem em relação à arquitectura. Uma exposição que aborda o modo como a paisagem é palco do conforto humano com a história e com a natureza e como expressa a necessidade humana de ordenar o mundo é,  simultaneamente, o desejo de construir o futuro.
Uma exposição que tem como colaboradores os arquitectos Paulo David e João Gomes da Silva. Estará aberta de Terça - feira a Domingo,  das 10h às 17h.

sábado, 11 de julho de 2015

Street Food


Vamos ao Street Food?
Os restaurantes saíram à rua e nos dias 11 e 12 de Julho alguns deles vão estar na Praça Martim Moniz, em Lisboa. Vão ser mais de 30 carrinhas e roulotes dispostas nesta praça que darão vida e comida às pessoas que aqui queiram vir. Para além da parte gastronómica aqui preparada conta-se, também, com as actuações de músicos e DJ, das 18 à meia-noite no Sábado,  e até às 22 h no Domingo. 
Se este fim-de-semana não der muito jeito, o Street Food volta em Agosto nos dias 8 e 9, em Belém, e de 5 a 6 de Setembro estará nos Jardins do Museu da Electricidade. 
A não esquecer que a entrada é gratuita.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Crise...?? Mas que crise... ??

Quem já viu um café sem pastéis de nata? Eu não tenho memória desse acontecimento, como tal, tive que voltar a ter esta pequena relíquia no meu estabelecimento. Desde que o meu fornecedor deixou de ter pasteis de natal pré feitos, tinha deixado de teu os pastéis de nata no meu café.
Quando abri o estabelecimento tinha uma pastelaria que vinha fornecer o meu café,  inicialmente era com 7 bolos, depois passou a 3. Como resolvi voltar a tê-los, falei com a senhora da padaria para que os fornecedores pudessem deixar lá os meus bolinhos. Posto isto contactei a pastelaria que me dizerem que em principio sim mas para esperar o telefonema durante o dia, eu aguardei.  Como não obtive resposta, pensei que o sim era o que tinha ficado. Nisto passou a Segunda-feiranada de nada, nem telefonema, nem pastéis de nata.  Voltei a contactar e disseram-me para aguardar. Quando me contactaram disseram que o distribuidor não podia levar por estar com a carrinha cheia (estamos a falar de 3 pasteis de nata).
Com esta anedota a acontecer, esperei que o dono dessa pastelaria viesse ao meu café (pois é meu cliente). Quando chegou e eu lhe contei começou a rir-se, pois indicou aos seus empregados que dessem  uma desculpa e a desculpa foi esta. Eu ri-me claro,  a situação não pedia outra coisa, e perguntei-lhe se o seu negócio estava a correr bem, para dar-se ao luxo de recusar trabalho, só podia estar a correr bem. É pouco, eu sei, mas uma vez que esta pastelaria fornece a padaria que iria pôr os meus pasteis de nata, não iria ter despesa de deslocação.  Afinal, e principalmente neste negócio,  grão a grão enche a galinha o papo. 
Com isto, ainda não tenho pasteis de nata e ainda ando a ver de fornecedor.
Quando à pastelaria,  tão cedo não coloco lá os pés.

sábado, 4 de julho de 2015

sexta-feira, 3 de julho de 2015