Um negócio próprio, pequeno, cafetaria, em Portugal. Cada vez mais esta conjugação faz menos sentido. Não porque dá trabalho, não porque não dê resultado. Digo isto porque, a cada ano que passa, inventam mais uma taxa para cobrar aos proprietários deste ramo.
Não basta a renda, o custo de cada produto que vendemos (nos quais há produtos que nem 50% de lucro temos), electricidade, água, empresas que nos obrigam a contratar para nos darem papeis a dizer como se lavam as mãos e as superfícies de trabalho, publicidades de rua, seguros... enfim. Para além disto, resolveram criar outra taxa. Aqui a questão é que eu não entendo o porquê, a razão da sua existência. Eu passo a explicar.
Segundo esta notícia, os cafés têm de pagar 96 euros anuais à SPA devido aos direitos de autores. Agora aqui eu pergunto, eu não pago uma taxa mensal na conta da luz relativo ao audiovisual? Eu tenho o serviço da Vodafone no qual pago pelo serviço da televisão, e não é pouco pois tenho Sport TV e Benfica TV, esta empresa já por si não deveria pagar essa taxa? Porque é que tem que ser os proprietários? Para irem buscar mais dinheiro?
Mais uma vez, está-se a ir ao bolso do trabalhador.