sexta-feira, 31 de julho de 2015

Mais uma taxa?

Um negócio próprio, pequeno, cafetaria, em Portugal. Cada vez mais esta conjugação faz menos sentido. Não porque dá trabalho, não porque não dê resultado. Digo isto porque, a cada ano que passa, inventam mais uma taxa para cobrar aos proprietários deste ramo.
Não basta a renda, o custo de cada produto que vendemos (nos quais há produtos que nem 50% de lucro temos), electricidade, água, empresas que nos obrigam a contratar para nos darem papeis a dizer como se lavam as mãos e as superfícies de trabalho, publicidades de rua, seguros... enfim. Para além disto, resolveram criar outra taxa. Aqui a questão é que eu não entendo o porquê, a razão da sua existência. Eu passo a explicar. 
Segundo esta notícia, os cafés têm de pagar 96 euros anuais à SPA devido aos direitos de autores. Agora aqui eu pergunto, eu não pago uma taxa mensal na conta da luz relativo ao audiovisual? Eu tenho o serviço da Vodafone no qual pago pelo serviço da televisão, e não é pouco pois tenho Sport TV e Benfica TV, esta empresa já por si não deveria pagar essa taxa? Porque é que tem que ser os proprietários? Para irem buscar mais dinheiro?
Mais uma vez, está-se a ir ao bolso do trabalhador.

Sem comentários: