segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Portagens


Há já algum tempo que as portagens têm a opção de se poder pagar pela máquina sem necessitar da presença do homem para receber o dinheiro. Desde que se ouviu falar desta alteração na cabine de cobrança que gerou uma certa confusão na minha cabeça.
Já passei em várias portagens em que o condutor pode optar pela dita máquina ou pelo homem. No meu caso, sempre escolhi o senhor porque, para além de ser mais rápido, porque é que hei de ter eu o trabalho se já sou eu quem paga?
Sinceramente este assunto dá-me a volta à cabeça pois, se se fala tanto no desemprego, que é um assunto que deve ser levado com grande seriedade por parte do governo, como é possível aprovarem máquinas deste tipo dizendo ainda que, apesar de fazerem o mesmo que o homem da portagem, este tem sempre o seu emprego assegurado?
Esta justificação não será contraditória?
Quando vinha do Casino na noite em que fui ver Rui Veloso, vim pela A5 na qual a cobrança foi algo que se colocou no meu caminho.
Dei uma vista de olhos para os símbolos e, para espanto meu, só havia as malditas máquinas ao nosso dispor. Então e os homens que outrora estavam aqui à noite, onde estão?
Eu não os vi!
Este momento fez-me (re)pensar neste assunto, fez-me olhar com ainda mais revolta para as decisões tomadas das quais vejo apenas o interesse por parte daqueles que têm o poder, que têm o dinheiro, não se importando com os outros que não o têm e que convivem constantemente com esse problema, que vivem realmente com a sua vida contada.
Nesse momento senti-me como se estivessem a atirar-me areia para os olhos.

Sem comentários: