terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pós e Contras - A sentença


Ontem aproveitei que estava em casa sem sono e com pouco para fazer, e vi o programa Pós e Contras que abordou o tema mais falado ultimamente: o processo Casa Pia.
Esteve presente António Marinho Pinto, Bastonário Ordem dos Advogados; Rui Rangel, Juiz Desembargador; José Manuel Fernandes, Jornalista; e Daniel Oliveira, também ele Jornalista. Estavam na plateia personalidades tais como um dos alunos da Casa Pia vítima de abusos, um Psiquiatra, um Advogado e Carlos Cruz.
Achei um programa interessante na medida que conseguiu ter ali pessoas de todos os lados que demonstraram o seu ponto de vista e que, em algumas matérias, tentaram expor ao público aquilo que lhes passa pela cabeça, as suas opiniões, aquilo que não entendiam, aquilo que pensavam sobre esse processo que para todos, demorara tempo demais.
Para mim, um dos dois pontos altos do programa foi quando o aluno da Casa Pia se levantou para falar. Este processo foi algo que o marcou, foi algo que começou com os seus 15 anos e terminou quando completara 23, tendo, por isso, carimbado a sua adolescência. Apesar desta vida de sofrimento e recordações cureis não deixou de ter um discurso leve e sereno, sem demonstrar rancor ou ódio.
O outro momento foi quando se levantou Carlos Cruz. Um olhar que espalhava tristeza e desilusão. Ali ficou um desabafo de sofrimento de quem é julgado e culpado sem no fundo ter culpa de nada. Será ele mesmo inocente? Ou terá ele a fazer um grande teatro?
Para mim, já ficou mais longe a certeza de que Carlos Cruz é culpado!

Sem comentários: