terça-feira, 8 de maio de 2012

Segunda-feira sem carne

"Meatless Monday" é a campanha que está a arranca em Portugal com o intuito de sensibilizar as pessoas do impacte que os nossos hábitos alimentares têm nas alterações climáticas que hoje em dia tanto nos preocupam. Esta campanha já existe em 24 países e baseia-se em não ingerirmos carne uma vez por semana, neste caso às Segundas-feiras. Esta mudança dos hábitos alimentes influencia na protecção ambiental, na saúde e até na carteira, pois comprar vegetais torna-se mais barato do que comprar um naco de carne.
Paul McCartney e as suas filhas são uma das caras deste "Meatless Monday" que afirma, no site www.meatfreemondays.com, "estamos a dar grandes passos para a redução dos problemas ambientais associados à industria pecuária. Além de darmos um impulso à saúde, com a vantagem adicional de que os vegetais custam menos do que a carne."
Esta iniciativa vem divulgar e realçar valores extraordinariamente preocupantes no que diz respeito ao sector pecuário. Como diz Paulo Borges,mentor da iniciativa em Portugal, "a pecuária intensiva é responsável por 18% da emissão de gases com efeito de estufa, como o metano, que contribui para o aquecimento global 23 vezes mais do que o dióxido de carbono. cerca de 70% do solo arável mundial destina-se a alimentar gado e 70% da desflorestação da selva amazónica deve-se à criação de pastagens e ao cultivo de soja  para a ração."
Para se ter maior noção daquilo que se fala, vejamos os impactos que se geram na produção de um quilo de carne de vaca. Para produzir esta quantidade de carne liberta-se mais gases com efeito de estufa do que conduzir um carro e deixar todas as luzes de casa ligadas durante três dias. Para produzir tal quantidade é necessário alimentar a vaca com 13 a 15 quilos de cereais e leguminosas e 15 mil litros de água potável. Por fim, o acto de abater o animal consome tantos recursos que estes podiam ser usados para combater a fome.

Desta feita, dá que pensar!

Sem comentários: