quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O livro de Robert Enke

Comecei a ler o livro que há muito tempo tenho curiosidade em te-lo nas mãos. Este livro é de Ronald Reng e tem como título "Robert Enke, uma vida curta demais". 


Na altura que este guarda-redes faleceu falava-se que tinha sido derivado de uma série de problemas de depressões atrás de depressões. Logo desde aí, fiquei com o bichinho de ler este livro para tentar perceber o que leva uma pessoa a suicidar-se. O que sente, pensa e as razões que a levam a cometer tal barbaridade.
Apesar de ir apenas na página 35, há uma frase que ele diz à sua mulher Teresa que, por si só, revela o estado psíquico que este homem levava no seu dia-a-dia: Se um dia tu tivesses a minha cabeça durante meia hora, irias perceber porque é que eu estou a dar em doido.

Não sei se é por eu ser muito céptica ao tema do suicídio, o que é certo é que estou com grandes expectativas em relação a este livro.  
Talvez consiga fazer com que eu mude de opinião em relação ao suicídio. 
Talvez consiga fazer com que eu seja mais tolerante.

Para começar esta minha leitura, deixo aqui a primeira citação do livro:
Nestes amenos dias de Verão, que em tudo parecem talhados para o prazer e a calma, o teste continua. Mas ele já não sabe ao certo que parte de si está a ser testada. Por vezes parece que está a ser testado simplesmente pelo teste em si, só para ver se consegue aguentar o teste.
Juventude, J. M. Coetzee

Sem comentários: