Estas inspirações talvez interesse mais às mulheres, ou aos homens com dotes para a carpintaria.
segunda-feira, 30 de março de 2015
sexta-feira, 27 de março de 2015
É triste e lamentável, mas existe!
A paisagem e a arquitectura são elementos desenhados pelo homem e que transmitem a história do lugar, transmitem uma cultura e identificam um povo. Transmitem as necessidades que, no decorrer dos tempos, as civilizações foram sentido, tanto a nível físico, sentimental bem como espiritual. O homem desenhou a paisagem de forma a que esta respondesse, com todo o seu potencial, ao que este desejava, e desenhou os edifícios de acordo com o que pensava ser o melhor para si. Tanto a posse de terras, como a monumentalidade dos edifícios sempre significaram riqueza, e isso transmitia-se através do grande número de hectáres, bem como na grandeza dos edificados.
Com o decorrer dos tempos, as famílias foram-se fragmentando, as posses começaram a diminuir, as prioridades começaram a ser outras, e isso resultou num conjunto de edificado e paisagens abandonadas e degradadas. São essas paisagens e monumentos, fruto dos tempos e que fazem parte de um património e de uma identidade de um povo que, hoje em dia encontram-se, ou em mãos privadas, ou nas mãos do estado. Tanto no caso como no outro, é triste, é muito triste vermos, nos dias que correm, edifícios entregues, literalmente, à passagem do tempo e à indiferença dos seus proprietários.
Entre os muitos que existem por este Portugal fora a dentro, deixo-vos dez. Dez edifícios emblemáticos e maravilhosos que, graças à fantasia que os envolve, nos fascinam.
1. Castelo da Dona Chica, em Braga.
Este magnifico Castelo começou a ser construído há cerca de 99 anos, por ordem de Francisca Peixoto de Sousa, que desde então as obras fizeram de demoradas, demorando mesmo décadas até ficam concluídas. Até ao seu abandono, este castelo teve vários proprietários.
2. Casa do Professor ou Quinta do Parreira, em Oliveira de Azeméis.
Esta casa possui, quer dizer, possuía, magníficos detalhes de arquitectura que, ao longo dos tempos, e devido aos seus inúmeros proprietários, foram desaparecendo, estando nos dias que correm, neste estado de degradação.
3. Sanatório do Caramulo, em Tondela, no Caramulo.
Este edifício é um dos 19 Sanatórios da vila construído em 1921. Foi uma vila criada de raiz, com os seus Sanatórios, pelo médico Jerónimo de Lacerda, com o objectivo de tratar os doentes de Tuberculose.
4. Palácio de Midões, em Tábua.
Felizmente, ou infelizmente, este palácio situa-se a zona central da freguesia de Midões, no concelho de Tábua. Talvez assim, a Junta ou a Câmara se disponibilizem a arranjar a "fachada" desta linda terra.
5. Hotel Monte Palace, em São Miguel, nos Açores.
Seria um hotel localizado nas Sete Cidades, em S. Miguel, se tivesse activo. Foi o primeiro hotel de 5 estrelas na ilha mas só num curto espaço de tempo, de 1989 a 1991, ponde dar o ar da sua graça, beleza e grandiosidade.
6. Palacete Rosa Pena, em Espinhos.
O Palacete de Espinhos ocupa um quarteirão inteiro desta cidade, o que faz com que não deixa qualquer pessoa indiferente. Torna-se má notícia quando, nos dias que correm, é um edifício num estado elevado de degradação.
7. Palácio do Rei do Lixo, ou Torre do Inferno, em Coina.
Esta torre, devido à sua imponência neste região, é, no entanto, um margo na freguesia de Coina. Foi construída para demonstrar a grandiosidade do seu mandador Manuel Martins Gomes Júnior. A lenda diz que, esta torre foi construída com esta altura para que Manuel pudesse observar a sua propriedade em Alcácer do Sal.
8. Convento de S. Francisco do Monte em Viana do Castelo.
Este convento localiza-se na freguesia de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo e foi um dos três primeiros conventos a ser construído à Ordem dos Frades Menores.
9. Convento de Seiça, na Figueira da Foz.
O Convento de Seiça foi mandado construir por D. Afonso Henriques em 1175, em louvor à Virgem Maria.
10. Termas Água Radium/Hotel Serra da Pena, no Sabugal.
Diz a Lenda que, foi nas águas deste lugar que a filha de Don Rodrigo (conde espanhol) foi curada de uma doença grave de pele. Desta forma este senhor mandou construir este hotel termal, no início do século XX, e que hoje em dia encontra-se neste estado grave de degradação.
Para além da degradação que dá pena só de olhar, existe mais coisas em comum entre estes locais. Hoje em dia estes espaços são utilizados por fotógrafos e utilizados para despostos como o paintball.
quinta-feira, 26 de março de 2015
A Páscoa está aí...
Ai que a Páscoa está aí e com ela vem, todo um mundo de Ovos de Chocolate requintados, e sempre com aquele aspecto e nos deixam com água na boca só de olhar para a fotografia.
O meu desejo para esta Páscoa é experimentar um destes Ovinhos que me parecem ser bastante inocentes e não se importarem nada de virem até mim:
Ovos de Chocolate com Pistache.
Da Sweet Pimenta.
Ovos com Figos Secos, com ganache de Chocolate Branco e Champagne.
Da Confeitaria Dama.
Ovos Colomba, um ovo de Chocolate com Leite com casca recheada de colomba ganache e 3 trufas com o mesmo recheio.
Da Tchocolath.
Ovos de Cheesecake, com Amêndoas e Doce de Leite.
Da Cheesecakeria.
1. Ovos de Nutella.
Da Dona Deôla.
2. Ovos Cajuzinho, de Chocolate de Leite Belga, com Brigadeiro de Amendoim e com Amendoim Caramelizado.
Da Jelly Bread.
quarta-feira, 25 de março de 2015
20 coisas (in)úteis sobre quem escreve este blogue
Durante os meus passeios pelo mundo dos blogues encontrei um post, super engraçado, no qual, quase nos obriga a reflectir naquilo que podemos dizer e pensar sobre nós próprios.
Ao ler algumas das suas 20 coisas que identificam a pessoa que escreveu o post fiquei entusiasmada com este processo de auto-análise, pois descobrimos pequenas características que se vão modificando à medida que o tempo passa.
A todos vocês, desafio-vos a fazer o mesmo.
No auge dos meus 28 anos, aqui vão as minhas 20 coisas úteis (quero acreditar que sim):
1. Gosto de passear, gosto cada vez mais de passear e gosto, cada vez mais, de passear pelo centro de Lisboa.
2. Sou teimosa, embora a cada dia que passe tente minimizar esta característica.
3. Tenho mais jeito para crianças do que eu pensava, embora a ideia de não ser mãe esteja mais presente na minha cabeça que nunca.
4. Estou cada vez mais gulosa. Nada de gomas, nada de doces de morangos. Eu gosto mesmo é de chocolate (muito) e doce de ovos (bastante).
5. Com 28 anos ainda não tenho um único cabelo branco, o que para mim é motivo, mais que suficiente, para gozar com o meu irmão (que já tem alguns).
6. Gosto de ir ao cinema sozinha.
7. Tenho muitas saudades do tempo de Universidade, muitas, muitas, muitas. E não tenho qualquer ciúme dos jovens que entram agora para esse mundo (ou realidade), porque tenho a certeza que a minha experiência foi melhor.
8. Adoro fazer bolos e personalizar receitas, ou seja, das receitas originais, colocar um toque meu.
9. Sou viciada no pinterest e no facebook.
10. Bem dita a hora que eu comprei o telemóvel que tenho actualmente (Samsung Galaxy S4 Mini). Se fui sempre muito pé atrás com estas tecnologias, hoje em dia vibro cada vez que descubro uma aplicação útil para o meu dia-a-dia. Isto não é só um telemóvel, isto é uma ferramenta de trabalho, de organização e de orientação.
11. Gosto de jogar a raspadinha. Não tenho sorte, pois sou uma pessoa com azar ao jogo, mas gosto da expectativa que se sente ao raspar aquele papel pequenino.
12. Gosto muito da loja Sephora. É cara, mas isso não serve de desculpa para não me perder quando vou até a esta loja.
13. Um dia gostava de ter uma casa com janelas gigantes.
14. Sou cada vez mais desarrumada, aliás, ninguém entende a minha arrumação.
15. Tento, a cada dia que passa, ser mais tolerante e paciente, comigo e com os outros.
16. Se um dia reencarnarmos num animal, quero ser um elefante.
17. Sou cada vez mais acelerada a conduzir, mas... faço todos os piscas! :)
18. Gosto de ir às compras de comida, saber o que há, as promoções e ver as novidades.
19. Adoro, e estou sempre pronta, para ir comer sushi.
20. Adoro o silêncio, a paz que ele proporciona depois de um dia inteiro de trabalho.
terça-feira, 24 de março de 2015
Oh vento...
Os meteorologistas já tinham falado, já tinham alertado para este fenómeno. A Primavera chegou e com ela o vento forte também. A zona onde moro é muito ventosa e mal saí hoje de casa o saco que trazia na mão ia voando.
Olhei para as árvores que aqui se encontram pareciam autênticas bailarinas.
Durante a noite acordei várias vezes com as precianas a baterem. Nessa altura vem-me tudo à cabeça, até mesmo que o prédio é arrancado do chão. E não é que, nessa altura, acredito mesmo nessa hipótese?! Hoje de manhã, e por causa disso, dei por mim, durante o banho, a olhar para as paredes e pensar "ainda estão de pé".
Como é que é possível que, um pensamento durante a noite pode-nos assustar tanto e mal acordamos, pode-nos parecer tão ridículo?
segunda-feira, 23 de março de 2015
Mais um Domingo
Mais um Domingo, mais uma folga.
Ontem fui conhecer a nova loja da Nutella, em Lisboa. Esta loja abriu no dia 22 de Março e localiza-se na Calçado do Sacramento, uma rua que faz ligação entre a Rua Garrett e o Largo do Carmo (perto do Cais do Sodré).
A visita a esta loja recheada de bom chocolate ficou pela tentativa, porque a fila para entrar chegava ao Largo do Carmo. A curiosidade de algumas pessoas, a juntar aos fãs do chocolate Nutella, fez com que a loucura deste chocolate resultasse nesta enchente de pessoas.
Com a ausência destas magnificas calorias, e para restabelecer-me do "desgosto" de não ir à loja da Nutella, tive que me vingar nos gelados Amorino. Uns gelados que não ficam nada atrás dos gelados Santini e que me fizeram desejar por mais. Os crepes e as waffles desta casa também ficaram debaixo de olho. Talvez numa próxima visita, quem sabe...
sexta-feira, 20 de março de 2015
quinta-feira, 19 de março de 2015
Publicidade para a Primavera
Embora tenha vindo a chuva e o frio, é já neste fim-de-semana que começa a Primavera (mais precisamente a 20 de Março às 22:45). É uma data que muitos esperam com alguma ansiedade pois este ano o frio e a chuva massacraram um pouco os nossos dias e, como tal, penso que as pessoas querem e anseiam por uma semana (ou 15 dias, quem sabe) de Sol, calor e dias alegres.
Como desculpa para "felicitar" os clientes do café e tentar dar a conhecer a existência do meu pequeno estabelecimento a outras pessoas, decidi criar uma promoção. Basicamente consiste em oferecer um café a quem comprar dois. Isto para "obrigar" as pessoas virem a pares.
Quando estava a pensar no que fazer e a montar o cartaz para publicitar o café só pensava "estou a criar sarna para me coçar". Se por um lado não fugi muito ao meu pensamento, por outro, penso que será uma promoção e um investimento que pode ter pernas para andar.
Se há pessoas que parece que não podem ver boas notícias e que as ideias que saem da boca são apenas criticas, há outras, poucas mas há, que ficaram contentes com estes flyers. Ora porque está mal escrito, ora porque devia oferecer bolo em vez de café, ora porque em vez da página do facebook devia ter o telefone, ora se em vez de café poderia ser taças de vinho, ora porque estou a investir apenas para um dia de promoção.... durante estes dias tenho ouvido de tudo.
De qualquer forma deixo aqui a minha brilhante ideia.
Penso que não está assim tão mau de todo, pelo menos para primeiro flyer a coisa não correu assim tão mal. Vamos ver no dia 21 de Março.
sábado, 14 de março de 2015
O concerto de ontem à noite
Ontem à noite fui até ao MEO Arena, em Lisboa, abanar a anca, cantar um pouco, pelo menos as músicas que eu conhecia, e fui chutar para canto a semana que passou. A artista que ontem actuou e deu um concerto espetacular foi a grande Ivete Sangalo.
Nota-se que a idade já lhe pesa e que não dá metade dos saltos que dava em tempos. Mas mesmo assim, não deixou de pular e contagiar, durante 2h30min, as milhares de pessoas que se encontravam à sua frente. Esta mulher dança e canta que se farta e tem uma energia que é de fazer inveja a muitas jovens que andam por aí.
Tirei algumas fotografias, mas como ficaram com muito má qualidade (ao ponto de não se perceberem nada), consegui com que o vídeo ficasse a salvo.
sexta-feira, 13 de março de 2015
Uma notícia
Depois de quase um ano e meio de existência do café, ontem recebi uma notícia desagradável, provavelmente inevitável (pois penso que mais dia, menos dia, isso poderia vir a acontecer), e que temia.
Este café teve um ano fechado e quando o abri apenas havia uma loja aberta dentro do centro comercial em que se encontra (um cabeleireiro feminino). Hoje tem mais duas aberta, um escritório de engenharia civil e uma loja que personaliza sapatos.
Ontem, a dona da loja dos sapatos, informou-me que uma amiga dela, provavelmente, vem para um destes espaços fechados abrir uma loja de bolos.
Se por um lado fiquei contente por haver mais uma loja a abrir portas, por outro não deixei de ficar incomodada com o facto de ser de bolos. Tantas tipologias de loja que poderia escolher, padaria, mercearia, loja de roupa, lavandaria.... Porquê optar por um área que, dentro do centro comercial já existe?
Obviamente que não vou criar atritos, até porque não iria ser saudável, tanto para mim como para o próprio ambiente do centro comercial. Mas não deixo de me sentir incomodada e triste com esta situação. Por outro lado não deixo de pensar que, se há sentimento que se transmite com estas atitudes, esse sentimento é a inveja, e a inveja é algo tão feio!! Não podem ver um negócio a correr bem para colocar um idêntico ao lado.
Esta situação poderia acontecer, ou não. Podia ser agora como daqui a alguns anos. Aparecendo, ou não, estou a aprender a lidar com ela e a ver as coisas positivas que esta informação e realidade me pode trazer. Tentar focar-me na ideia que poderá ser bom para o meu negócio, poderá fortalecer, tanto a mim como ao meu negócio. Não sei como me focar nisso, mas vou tentar.
quinta-feira, 12 de março de 2015
terça-feira, 10 de março de 2015
segunda-feira, 9 de março de 2015
Uma invenção boa boa boa
Quem nunca pensou no jeitão que uma câmara dava na altura em que estamos a tirar uma fotografia a partir do telemóvel? Quem nunca pensou no trabalho que é, ir ao fotografo apenas para imprimir uma fotografia?
Felizmente houve alguém que pensou em nós e inventou este aparelho fofinho.
A Prynt inventou um aparelho que basta colocar no nosso telemóvel, escolher uma fotografia ou até tirar uma fotografia na hora e imprimir. Segundo percebi, não trabalha nem por Bluetooth, nem por Wi-fi e mais ainda, não consome a bateria do telemóvel. É compativel com Iphone 5 e 6 e com Galaxy S4 e S5.
Existe em Preto, Branco, Azul e Rosa e o preço é de aprox. 117 euros.
O que vos parece?
Mais um Fim-de-semana
Este fim-de-semana foi mais perlongado que os outros. Este alongamento deveu-se ao almoço de família, por parte de pai, na Costa da Caparica.
Mais um almoço entre primos, o que significou mais uma descoberta por entre a vegetação em busca de paisagens lindas e vistas magnificas sobre a praia.
O dia estava bonito, quente e perfeito para um passeio.
Para além da caminhada, foi tempo para matarmos saudades uns dos outros, partilharmos vivências e conhecimentos e falarmos sobre a realidade que nos envolve.
Não deixando de aproveitar o Domingo como o "dia da folga oficial", de manhã fui fazer uma caminhada de 1 hora e 30 minutos e à tarde "peguei" na família e fomos ver como se encontrava a Baixa de Lisboa. Com o tempo quente e brilhante, é uma pena optar por ficar por casa.
Fui conhecer o Mercado da Ribeira (que não conhecia), comer um gelado Santini, e com os níveis de açúcar carregados percorremos as ruas de Lisboa.
Uns sozinhos, outros a namorar e outros em grupo, ontem foi tarde para encher as ruas da capital portuguesa. Olhando à minha volta só me lembrei de um pensamento: nós portugueses somos realmente grandes. Por mais grave que esteja a nossa situação económica, por mais graves sejam as notícias que passam na televisão a dar-nos a conhecer os mega "desvios" (roubo puro e duro dos políticos em relação ao seu povo), não deixamos de procurar a paz e a tranquilidade dentro daquilo que temos de melhor, as paisagens, os espaços abertos, as ruas que a nós nos pertencem.
Adorei!
terça-feira, 3 de março de 2015
Ir... Nem que seja pela casa #2
Quem não gosta do Norte de Portugal, principalmente a zona do Gerês? Este local tem a particularidade de juntar a Natureza com a história que os habitantes vão desenhando na paisagem culminando num território singular e de autêntica relíquia.
Por isso, porque não encontrar um lugar para usufruir desta ambiente?
A Casa das Olas, situa-se em Vilarinho de Souto-Ermelo, no concelho de Arcos de Valdevez, com uma vista fantástica para a albufeira da barragem de Touvedo.
Este refúgio é composto por várias casas com acesso à piscina. Aqui pode também usufruir de actividades relacionadas com a natureza envolvente, como trilhos pedestres, pesca, passeios a cavalo, montanhismo ou até descidas de canoa.
Abriu o sentido de curiosidade?
A piscina |
Casa das Olas 1 |
Casa das Olas 2 |
Casa das Olas 3 |
Casa das Olas 4 |
segunda-feira, 2 de março de 2015
Um dia em Aveiro
Este Domingo, foi dia de ir até Aveiro.
Não deu para conhecer tudo aquilo que este cidade tem para oferecer, mas deu para conhecer o ar da sua graça e provar algumas das suas doçarias, que são de comer e chorar por mais.
O tempo não ajudou, pois a visita de barco pela cidade foi passada com os chapéus de chuva abertos. Por outro lado, e devido aos aguaceiros, as cores que compõem a cidade não foram favorecidas com a ausência de Sol.
Uma coisa que reparei foi no comércio, Muito comércio pequeno e local e achei muita graça às lojinhas que ao longo da avenida se encontram. Com muito bom gosto e bastante moderna. A arquitectura da cidade está muito bem cuidada e, embora não tivesse um tempo muito apelativo, não se deixou de ver muita gente a correr, fazer exercícios nos diversos equipamentos espalhados pelos espaços verdes e a conviver nestes mesmos espaços.
Gostei bastante desta cidade. Sem dúvida a visitar com mais tempo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)