quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Visita de estudo a Tróia











Ontem fui até Tróia com a minha turma numa visita de estudo. O objectivo era observar e compreender o mais recente projecto de Arquitectura Paisagista desenvolvido pelo atelier EDRV.
Mal saímos do barco alface vimos muros de contenção de terras feitos de ferro de cor de ferrugem. Lindos!
Tivemos que apanhar um autocarro até chegar à zona desejada.
Era tudo ainda muito recente, as obras ainda existiam e o cheiro a novo ainda pairava no ar.
Juntamente com o nosso professor de matérias, lá andámos a percorrer o espaço e a vasculhar tudo aquilo que nos saltava à vista. As formas orgânicas das linhas e as modelações de terreno foram aquilo que mais predominou no projecto.
Sendo uma zona onde o usufruto será mais no Verão, todas as necessidades eram respondidas naquele projecto: as zonas de estadia e de recanto, de diversão, de desporto, de refresco… Tudo muito bem resolvido e organizado.
Todos nós adoramos aquela ideia.
No entanto houve muita coisa que nos saltou à vista em termos de imperfeições de execução, que foram o encaixe dos bancos no relvado, os tapetes de relva que estavam mal encaixados…
Outros aspectos que também verificamos foram os luxuosos materiais e os seus magníficos acabamentos.
Tudo ali era perfeito, tudo ali era caro. Cada passo que dávamos era ouro que pisávamos.
Não percebo o porquê daquela exigência toda e, principalmente, daqueles materiais caríssimos!
Começo a pensar que este país está a ser projectado para a vinda dos “bifes” no Verão, pois os portugueses estão cada vez mais pobres e, como tal, não têm capacidades económicas para viverem um dia que seja naquele lindo espaço.

1 comentário:

Anónimo disse...

É tão bom vermos coisas bonitas.........
Agora dizeres que aquele luxuoso empreendimento só vai poder ser adquirido por estrangeiros, isso não tenho tanta certeza.Em Portugal há muito dinheiro, ele está é mal distribuido. E disso eu tenho certeza.

bjs gds mami