quarta-feira, 22 de junho de 2011

A primeira apresentação

Hoje assisti às primeiras apresentações do primeiro ano de Arquitectura Paisagista.
Foram por parte da disciplina de Introdução ao Projecto de Arquitectura Paisagista e reparei que entre o meu primeiro ano e este ano, muita coisa mudou.
Em primeiro lugar na postura que tiveram para esta entrega e apresentação.
No curso é habitual as noites sem dormir nas vésperas das entregas. Embora habitual, no primeiro ano é coisa que não acontece. O trabalho é muito espaçado, a exigência não é tanta e a quantidade de trabalho não justifica tal sacrifício.
Apesar disso, não foi isso que aconteceu. Estas pessoas das duas, uma: ou são muito, bastante, aplicadas no seu trabalho, ou parte da desorganização do seu tempo.
Pois esta noite foi isso que aconteceu, fizeram noitada e mal começaram a chegar as pessoas para um novo dia, apareceram todos alterados por terem feito a sua primeira directa a trabalhar.
A apresentação foi hoje.
A apresentação foi com a professora Conceição Freire, e penso que numa maneira geral correram todas bem.
Muita coisa mudou: o programa, a atitude, a linguagem, a informação.
As maquetes não eram tão abstractas o que fez com que a linguagem dos alunos fosse mais realista, não só pegando nos conceitos, termos técnicos, mas também exigindo conhecimentos mais reais, conceitos mais direccionados a situações mais concretas.
O compreender a paisagem no seu todo foi algo que também tiveram que conhecer para construir a maquete. Essa maquete representava uma ribeira envolvida em montanhas e casas. Toda esta composição depois desenrolava-se consoante os conceitos que cada grupo defendia.

Fiquei surpreendida positivamente pelas apresentações do nosso primeiro ano!
 

Sem comentários: