terça-feira, 23 de outubro de 2012

Já disse que não, obrigada!

"És jovens, tens a vida pela frente, vai para fora."
"Emigra!"
"Este país não tem nada para te oferecer."
"Preferes fazer jardins nos Estados Unidos, ou lavar pratos em Portugal?"

São algumas abordagens que nos últimos tempos mais tenho ouvido. 
Sou jovem e estou prestes a terminar o Mestrado em Arquitectura Paisagista. Embora saiba que, para muita gente estou numa bela altura para pensar em sair deste país cada vez mais afundado em impostos, o que é certo é que, para mim, esse pensamento está muito longe de acontecer, muito longe nos meus objectivos de vida.
Por isso, a resposta que dei quanto à pergunta mencionada em cima foi: "Prefiro lavar pratos em Portugal."
É sonhar pequeno? Não.
É optar por ficar em Portugal, perto da família, dos amigos que optem também por ficar e por me sentir constantemente em casa. 
Já estive em Erasmus e sei o que é viver alguns meses fora do meu país. Gostei da experiência  não gostei do clima, da gastronomia, das poucas horas de sol e senti falta do povo português. Não me via a viver na Suécia. Preciso do nosso clima, preciso das nossas praia, preciso do povo português para me sentir feliz. 
Não quero ir para fora. Quero ficar aqui nem que seja a lavar pratos. 
Será que é assim tão difícil compreender esta minha forma de estar na vida?

Sem comentários: