sábado, 12 de março de 2016

Treinos de séries


Isto das corridas, aos poucos e poucos tem vindo a ganhar dimensão na minha vida. Comecei rápido de mais, tive que parar, e agora estou de volta (espero que mais equilibrada na exigência para com o meu corpo).
Correr, no início era chegar aos 10 km e, sem me aperceber senti que chegar a essa distância em menos de 1h era ainda mais gratificante. 
A distância que, aos poucos vai sendo cada vez maior é, sem dúvida, uma grande motivação para continuar a correr mais e mais. Por seu lado, temos o tempo, que nos motiva sempre a que seja menos. Menos tempo é, por seu lado, baixar o nosso ritmo de corrida. E para que isso aconteça, temos que aumentar a nossa velocidade. Segundo o Professor Moniz Pereira, o pai dos métodos de treino do meio-fundo e fundo em Portugal, o treino de velocidade é uma sessão com intervalos onde a duração destes e a sua intensidade são as principais variáveis.
Para hoje reservei o treino que este Professor chama de intervalo curto. Para isso precisei de conhecer as distâncias onde ia treinar bem como ter um cronómetro para ter noção da duração de cada percurso.
Este treino deve ser feito em pistas ou com distâncias conhecidas e em piso regular; as distâncias devem ser entre os 200 e os 400 m e devem ser percorridas num tempo entre 1 minuto e 1 minuto e meio; deve-se começar com 4 a 6 séries e, com o tempo e ao longo de vários treinos, ir até às 12 ou mesmo 15 séries; a velocidade deve ser constante tanto nas várias séries como nos intervalos das mesmas; a intensidade é perto da frequência cardíaca máxima; a recuperação deve ser feita em trote lento.
No dia de hoje decidi ir para um descampado no qual já conheço e começar a pôr em prática esta técnica para assim melhorar os meus tempos.
Aqueci com 10 minutos de corrida a um ritmo confortável e, após este tempo dei-lhe gás.
Fiz 5 séries de 300 m em 1 minuto e 10 segundos e nos intervalos, para recuperar o fôlego, fiz 600 m em 3 minutos e 30 segundos. No final do treino fiz uma corrida a um ritmo confortável de 5 minutos.
Este tipo de treinos não deve ser feito perto das datas das provas mas, deve ser uma prática regular no treino semanal de cada corredor.

Sem comentários: