segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Ai corrida, corrida

Acorda tarde, sai tarde, acorda de madrugada e tem o resto do dia.
Para quem me conhece sabe que estou inserida num trabalho sem rotina, sem horários fixos e com grande amplitude de horas de trabalho. Ora posso entrar às 4h da manhã, como sair às 24h. É bom? Como tudo na vida tem pós e contras. A grande vantagem de ter este tipo de trabalho é não entrar nem sair a hora de ponta. O grande senão é a nível pessoal estar toda desregulada e, a nível social não ser tarefa fácil. 
Para quem pratica uma actividade física de forma regular, é fundamental traçar um plano de treino semanal coerente, que respeite, não só o descanso que o corpo precisa, mas também o lado profissional que a vida assim o exige.
No meu caso, tento treinar duas vezes por semana no ginásio e fazer duas a três corridas semanas, dependendo do horário que tenha nessa semana e descansar os restantes dias. 
Como já estamos a caminhar para a recta final de 2016, resolvi ver a média de corridas que fiz durante este ano. Eis qual não foi o meu espanto quando vejo que, por semana dediquei 2 treinos, 2h25 min e percorri 25 km. O primeiro pensamento que tive quando vi estes resultados foi "passo mais tempo a pensar em corrida do que propriamente a pratica-la".
Com a minha aquisição do relógio pada correr tornou-se mais fácil ter a noção dos treinos que faço. Ele, para além de me dar a informação principal, consigo criar objectivos mensais/semanais. 
Inicialmente tracei fazer 40 km semanais. Devido à própria rotina esse objectivo era completamente impossível, não só devido aos horários para devido, essencialmente, à minha condição física. Sendo assim, baixei para 30 km semanais. Embora mais fácil de se realizar, por vezes há semanas que a distância fica um pouco abaixo. 
Eis aqui um bom objectivo para 2017 - fazer no mínimo 30 km semanais. 

Sem comentários: