quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Teste da passada

Se há coisa que eu não gosto de me desleixar na corrida é a questão das sapatilhas. Um mau calçado, ou um calçado já gasto, pode ser meio caminho andado para provocar lesões. Quando corremos, transferimos para os membros inferiores três vezes mais o nosso peso. Vejamos, eu peso 56 kg. Em corrida, em cada contacto que o meu pé faz com o solo, essa perna/pé recebe, à volta, de 168 kg. É através do nossos pés que o nosso corpo contacta com o chão, são eles que recebem a força do nosso corpo e o lançam para uma nova passada. Ora, se não tivermos uma boa base de apoio, tudo o resto fica em risco de "ruptura". Os joelhos sofrem muito mais com o impacto dando assim origem a lesões, principalmente nas articulações. 

É claro que, para além de um bom par de ténis, o fortalecimento muscular é fundamental para prevenir lesões. É através dos músculos trabalhados que protegemos o nosso esqueleto e as nossas articulações de todos estes impactos.

Como a última corrida que fiz nao correu muito bem para os meus pés, resolvi ir ver quantos km tinham feito os ténis - 850 km. Tendo em conta que o recomendado é 700 km, resolvi ir apostar nuns ténis novos. Para tal, fui à loja da Asics saber das suas novidades, bem como fazer o teste da passada. A primeira parte do teste deles consiste num scanner ao pé para termos uma ideia da fisionomia do nosso pé, a forma como o colocamos no chão bem como as suas medidas. Na segunda parte do teste fiz uma pequena corrida na passadeira onde fui filmada. Aqui consegui ver alguns erros que faço quando corro. Por exemplo, quando coloco o meu pé esquerdo no chão ele fica desviado um pouco para fora, coisa que eu não sabia. A partir deste teste conseguimos chegar ao tipo da passada e, juntamente com os meus objectivos, chegar à sapatilha ideial.


A minha escolha não fui muito original, felizmente, pois troquei os meus Asics Gel-cumulus 17, por uns Asics Gel-cumulus 18. A grande diferença foi no número de sapatos, passei de um 38 para um 39,5. Como explico a diferença? Para além de desconfiar que o meu pé tenha crescido um pouco, dou cada vez mais importância ao facto de o meu dedo não tocar na zona da frente dos ténis. Isso é super importante, tanto para a saúde do pé como para a saúde do próprio corpo. 


Sem comentários: