terça-feira, 21 de abril de 2009

Um cumprimento sem sentido


Passeando numa calçada algures por Portugal profundo, alguém conhecido passa por mim:
"Olá, tudo bem?"
Naquele momento o meu olhar mudou. O que eu havia de responder?
Um "Olá" somente instalaria um vazio desagradável.
Se fosse "Olá , está tudo bem e contigo?" não estaria a dizer a verdade pois naquele momento nada atinava com o ritmo da minha vida, nem esta estava satisfeita com a realidade.
A única resposta que sobraria era:
"Olá, não, não está, e contigo?"
Para completar a resposta não sendo muito desagradável, manifestaria um sorriso.
Mas nesta altura e com esta resposta, já estava a expor aquilo que só a mim me dizia respeito. Não era com aquele ser que iria dizer seja o que fosse da minha vida!
Porquê que as pessoas no seu dia-a-dia cumprimentam-se todas da mesma forma onde, à partida, já sabem a resposta alheia? Sendo assim, então porquê a pergunta?
Um cânone social que, a meu ver, não faz sentido a sua existência.
Será por pura simpatia?

Sem comentários: