terça-feira, 12 de julho de 2011

Ai Albufeira... O que é feito das tuas origens?

No fim-de-semana passado fui a Albufeira.
Muita gente, muito movimento, muita animação e muitas luzes enchiam as ruas daquele lugar.
Pessoas de todas as idades passeavam alegremente pelas praças e ruelas, sentadas à esplanada, contentes, passavam despercebidas no meio de tanta gente com o mesmo espírito.
Não tinha ideia de que a noite de Albufeira fosse tão movimentada, que tivesse tantos bares disponíveis e tantas esplanadas. Nesse aspecto fiquei contente de ver aquilo que me rodeava.
Ao contrário disso, e vendo as coisas mais de perto, fiquei extremamente desiludida e triste.
Como disse, muitos eram os bares e restaurantes que estavam até às tantas da manhã abertos de forma a acompanhar as necessidades dos seus clientes. Mas quando olho para as ementas expostas na rua em forma de placar, vejo que apenas têm a versão inglesa.
Será que estava em Inglaterra sem necessitar de apanhar avião? Infelizmente não era o caso. Estava em Portugal com menus em inglês.
Vergonhoso o estado em que chegamos. Para satisfazer as necessidades daqueles que temporariamente por aqui passam, "cagamos" na nossa língua e começamos todos a falar e a transmitir informações tudo em inglês. Reconheço que o grande público que ali estava, provavelmente fosse inglês, reconheço que a língua mais falada ali fosse o inglês, mas estamos em Portugal, não ignoremos esse facto porque tal coisa, é ignorar a nossa língua, o nosso povo e a nossa cultura.
Não gostei sinceramente de ver aquilo que vi, senti-me envergonhada pelos vendidos que por vezes esta gente que só olha aos interesses demonstra ser.
Para além disso, fiquei espantada com a pobreza de espírito que o povo inglês tem. Sai do seu país de origem para ir para outro que tenta à força toda imitar a sua cultura transparecendo uma cultura falsificada, e onde apenas encontra outros tantos ingleses, é no mínimo risonho. Isto é o que se chama "vai para fora cá dentro".
Claro que cada um faz o que quiser e o que lhe bem entender, mas que na minha opinião é uma falta de originalidade e um andar pela vida feitos tábua rasa, lá isso tenho que o dizer e criticar.

Sem comentários: