segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Land Art

Há poucos dias, por curiosidade, fui saber mais sobre este assunto do movimento Land Art, que outrora uma professora minha deu nas suas aulas de Estudos Visuais.
A Land Art é um tipo de arte em que "o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra". Surgiu nos finais da década de 1960 num movimento contra à monotonia cultural que se estava a gerar na altura. Como uma arte com a natureza torna-se difícil, ou mesmo impossível, a sua exposição em galerias ou museus.
Dentro deste tipo de arte, destacam-se nomes como Robert Smithson, Sol Lewitt, Robert Morris, Carl Andre...
Não sou muito adepta deste tipo de artes, particularmente se tivermos a falar de obras que em termos de composição e dimensão têm grande escala.
É uma arte puramente estética que interfere com todo o dinamismo natural e relativamente a este tipo de ideias e expressões artísticas, a minha opinião fica aquém deste tipo de obras de arte, na medida em que não considero que seja algo importante à vida humana para justificar os impactos que este tipo de estruturas originam na natureza. Presumo que hajam maneiras mais originais e mais criativas de expressar uma ideia, um sentimento, sem ter que usar a natureza, na natureza.
Penso que hoje em dia não podemos nem devemos "brincar" assim com o paisagem, com o ambiente que nos rodeia, pois se falamos em crise ambiental, por alguma coisa será.







Sem comentários: