segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Por estes dias na Suécia

Durante estes dias tiveram cá amigos.
Estes dias serviram para matar saudades, serviram para sair da rotina, para dar a conhecer cidades e pessoas.


O grupinho da semana foi este: A minha amiga Sandra e o namorado da Sara, o Luís.
Com eles fomos até Copenhaga, Malmo e Lund. Devido a uma apresentação da qual não pude faltar a minha companhia faltou na visita a Helsingborg. Ohh
Apesar dessa falha muita coisa vivemos nestes dias.
Na sexta-feira à noite tivemos em casa um jantar internacional, no qual serviu-se pratos, típicos e não típicos, de diversos países como, Inglaterra, Itália, Estónia, Alemanha e Portugal.



Houve uma coisa ou outra que estranhámos o sabor, houve outras que adorámos. O prato escolhido para representar Portugal foi o Bacalhau à Gomes de Sá. Um prato simples, bom e que fez imenso sucesso.
No dia seguinte, foi com imenso gosto, um sentimento até especial, que os levei a conhecer a cidade de Lund. Não me canso de ir visitá-la e adoro dá-la a conhecer.
Para essa noite, estava reservado a ida a uma pizzaria e à festa na Universidade.
Depois de termos pedido uma familiar para duas pessoas e a mulher dizer que era melhor a familiar ser para todos, o resultado foi este:
Uma mega pizza com uma garrafa de vinho branco para nós os quatro. E que boa estava e que bem soube.
A parte da festa é que ao início se estranhou. Tal como são os nossos jantares de gala, assim era a festa. Muitos rapazes bem vestidos, as raparigas apesar de estarem de vestido e sapatos altos não significou que estivessem bonitas, pois na minha mais sincera opinião não estavam. No meio de tanta gente não houve nenhuma que me fizesse dizer que estava bonita. Apesar de estarmos no meio de gente vestida a rigor, havia banda ao vivo e nós portugas, mais uma vez a representar Portugal, de calças de ganga e T-shirt.
Como prometido ao pessoal lá de casa, o jantar de Domingo foi preparado apenas por Portugueses e com produtos portugueses.
Optámos por servir petiscos: Pica-pau, febrinhas de vinagrete, ovos mexidos com farinheira, farinheira assada, morcela assada, salame, chouriço, queijo da Serra, salada de atum com feijão, azeitonas. Para sobremesa um gelado feito por nós e uma tarte de Natas que fez muito sucesso.
Neste jantar apenas sobrou três rodelas de chouriço. Nem as sobremesas tiveram segunda oportunidade de voltarem a ser saboreadas.


E foi desta magnifica forma que a estadia dos nossos amigos terminou.
Hoje foi voltar à rotina, às aulas e às preocupações que o 14 de Novembro acarreta.
Aos amigos, em especial à menina Sandra, fica a saudade, e a alegria por a poder ter tido cá.

Sem comentários: