quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Directa a trabalhar!


Faz agora por estes dias um ano, que eu e alguns membros da minha turma fomos obrigados a fazer a nossa primeira directa no belo do Quartel (Pólo onde os alunos de Arquitectura Paisagista têm as suas aulas e onde têm duas salas 24h disponíveis para a elaboração dos seus trabalhos), para trabalhar na cadeira de Projectos I. Era uma noite diferente do que o habitual e até, para alguns de nós era a primeira vez que o fazia. Estávamos tão entusiasmados com a ideia que até resolvemos levar, para além do material necessário para fazer a tarefa, a deliciosa ceia para matar a fome durante os intervalos do trabalho árduo.
Mas ainda não falei do que nos levou a fazer esta directa!!
Pois bem, o nosso primeiro trabalho na cadeira de Projectos I, foi a elaboração de uma maquete à escala 1:200, de um dos Pólos da Universidade de Évora, de nome Leões. Este espaço era constituído por uma antiga fábrica de cereais em que, na zona mais a Sul podíamos encontrar um pequeno pomar e uma casa que hoje serve de habitação a uma família e ao bar da Escola.
Tínhamos à nossa frente uma longa noite...!!
Não sabendo muito bem como se fazia um trabalho destes, fomos aos poucos e poucos aprendendo uns com os outros para que tudo corresse menos mal.
Quarenta e tal curvas de nível e uma maquete com aproximadamente 1,5m de comprimento foi o aquilo que tivemos que entregar.
Mas, para além de trabalharmos, ouvirmos música e comermos, houve situações em que o cansaço era tanto que, resolvíamos abstrairmo-nos do que estávamos a fazer e, durante 5 a 10minutos recordávamos algumas músicas cantando-as aos berros, dançando em cima dos estiradores e a fazer magníficas coreografias. Momentos em que entre nós o sentimento de fadiga e stress era mútuo mas que, naquele curto espaço de tempo eram igualmente esquecidos sendo substituídos por sorrisos, alegrias, danças e muita desafinação. Estas pausas eram tão lucrativas quer, para o nosso desempenho na construção da maquete quer, para as nossas mentes que, hoje em dia ainda continuam a fazer parte das nossas directas.
Desde essa noite que algumas coisas entre nós mudaram, desde a nossa cumplicidade entre o grupo, a maneira como lidamos com o stress dos nossos amigos, ficamos a conhecer melhor as paredes das salas de projecto e, uma coisa que para mim está a ser fascinante, é o facto de, em cada noitada que se faz naquele Quartel lindo, o número de pessoas da minha turma que se juntam, é cada vez maior.

1 comentário:

Sandrine disse...

Muito mais interessante do que fazer as mesmas indirectas mas sozinha... é o problema dos trabalhos individuais :(
(e logo eu que sou tão dada e dotada no que toca a cantarias e dançarias he he he)
Jokinhas amiga
s