sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Uma noite em Coimbra





Estava eu, a Mónica e a Sara na nossa aula de Projectos II no dia 22.10.2008, quando a Sara disse:
“Estava numa de ir hoje ver a Serenata a Coimbra!”
E alguém respondeu:
“Hum… Vamos?”
Outra insistiu:
“Bora?”
Conclusão:
No momento seguinte telefonámos ao Márcio para trazer o seu saco-de-cama, saímos mais cedo dessa aula, fomos trajar, e às 17h lá estávamos nós de volta ao Quartel para a nossa última aula do dia. Às 18h arrancámos para Coimbra.
Quatro amigos que se puseram a caminho dessa cidade alegres da vida, a cantarem as músicas das praxes trazendo sempre Évora no nosso coração.
Três horas e meia foi o que bastou para termos a grande cidade de Coimbra em frente aos nossos olhos. Só estudantes trajados nas ruas, a cantarem e a beberem entusiasticamente preparando-se, emocionalmente, para mais uma longa noite.
Fomos jantar a um restaurante onde nos apercebemos ser um dos predilectos para os jantares de grandes grupos académicos.
Já jantados, lá saímos com uma cervejinha na mão prontos para começar uma imensa subida até à Sé.
Fartos de apanhar com vento na cara e com os pés exaustos, chegámos finalmente! Cheios de cede, pedimos informações sobre a localização de uma tasca o mais próximo possível do sítio onde nos encontrávamos.

Por fim… a Serenata começou!
Capas traçadas,vozes e instrumentos afinados, tudo pronto para se cumprir mais uma tradição. Instrumentos primeiro, vozes depois, entrando, melancólicamente com milhares de ouvidos a escutarem aquele ritual tão bonito e tão emocionante.

Estudantes que tiram dos seus guarda-fatos os seus trajes para viverem mais um momento de tradição académica juntamente com outros estudantes vindos dos vários pontos do país. Todos juntos por este grandioso mas ao mesmo tempo tão acolhedor mundo académico.
Ninguém se conhece, mas… Que importa? Fala-se com toda a gente sem qualquer problema, rimo-nos em conjunto e conversamos com toda a gente.
Foi isto que senti quando me encontrava no meio de toda aquela gente tão bem vestida e tão linda!

Quando a noite acabou, fomos todos para casa do Abel, o namorado da Sara, e no dia seguinte por volta do 12:30 estávamos prontos para o difícil regresso à nossa cidade Évora.

2 comentários:

Sandrine disse...

Que coisa bonita :)
Assim percebo que no fundo embora tenha tirado um curso superior nunca tive uma vida académica!
Ainda bem que tu a tens!! :)
Beijo grande e abraço apertado... dos nossos!
s

Anónimo disse...

Coimbra... cidade maravilhosa sempre pronta a receber quem a visita! Encontra-mos ali o amor por uma tradição e o orgulho de sentir uma capa nos ombros...!!!!
Nós tb com muito orgulho, quisemos mostrar as nossas tradições, caminhando pelas ruas de capas traçadas e traje a rigor quase que gritamos para uma cidade inteira "somos estudantes da Universidade de Évora"!!!!!!
E como diz a música
"...Vimos de Além-tejo,
De Évora somos amantes,
Queremos contar,
Histórias desta cidade,
Onde se pode amar,
Cantar e ser estudante..."

Beijinhos **** :D