sábado, 10 de dezembro de 2011

Musiquim

Há dias em que acordamos com certas inclinações para músicas que só apetece mesmo, para além de ouvir, ver os próprios músicos a cantá-la. Foi isso que aconteceu hoje para a música dos Os Azeitonas, "Ela foi para a guerra", por ser uma música animada, por ter uma história directa e simples dentro dela, gosto de a ouvir.

Quando a encontro deparo-me com um projecto que nasceu em Abril de 2010 que tem como nome Musiquim. Este projecto consiste no "levar bandas com alguma relevância no panorama musical a tocar fora do seu ambiente natural, o palco". O nome baseou-se num dicionário de Língua Portuguesa de 1890 e define-se como "pretender divulgar essencialmente, mas não exclusivamente, bandas nacionais; quer mostrando a cidade e os seus recantos, quer valorizando o património local e seus agentes".
Hoje em dia é um projecto que conta com a participação de bandas e músicos como At Freddy's House, A Jigsaw, Vinegar Socks, High Flying Bird, Lufa Lufa, Tiny Legs Tim, Os Azeitonas, Nuno Prata, Dead Combo, Camané, Azevedo Silva, Maybe the Next One e Homem ao Mar.



Mais informações podem sempre ver no site oficial.
Aqui ficam dois exemplos daquilo que podem encontrar neste projecto que na minha opinião é bastante interessante, não só para divulgar as bandas como também mostrar ao mundo que a vida dos artistas não é só palco. Há um interesse no contacto físico e psíquico, no conhecer e no dar a conhecer.
Espero que este projecto não caia por terra e que continue a haver originalidade, iniciativa e motivação por parte dos músicos para continuar com actividades destas.

Sem comentários: