terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Um excerto de uma entrevista

O Psicólogo e Investigador na Universidade de Colúmbia, Edward Tory Higgins, deu uma entrevista na Revista Sábado (nº 609) no qual abordou o temas como a felicidade e a motivação.

(...)
O que é ter valor?
É conseguir aquilo que se deseja. Isto inclui ter prazer e evitar a dor, mas também é sentir que fomos bem-sucedidos em algo. Por exemplo, no caso de um jornalista, é sentir que se conseguiu o que se queria no fim de uma entrevista. Isto é uma forma de ser eficaz.

Ser eficaz é atingir um objectivo?
Há um expressão norte-americana que diz "É a viagem, não é o destino." Ter valor é o destino, é conseguirmos os resultados para os quais trabalhamos. Mas a vida não é apenas o destino, também é a viagem. E é aí que entram as outras duas formas de sermos eficazes: o controlo e a verdade. Fazer as coisas acontecer, controlar o que estamos a fazer é parte do controlo. A verdade é saber a direcção em que devemos seguir.

Como é que sabemos que estamos no caminho certo?
As três motivações verdade, valor e controlo são importantes. Sabemos que a direcção é a correcta porque vamos no sentido do objecto. É preciso valor, porque isso ajuda a verdade a saber qual é o caminho certo. Quando isso é estabelecido começa a viagem. A vida é sobretudo a viagem, a experiência de ir, mudar e sentir que estamos a fazer as coisas certas.

Então a felicidade não tem nada a ver com prazer?
Eu acho que existem apenas momentos de prazer, como tomar um banho de imersão, ver o pôr-do-sol, beber um bom vinho e comer uma boa refeição. Mas penso que o prazer e a dor servem para nos dar informação sobre como estão a correr as coisas. É o que acontece com os animais: quando sentem fome, comem. A fome é um feedbacks. A única diferença é que nós, humanos, temos consciência desses feedbacks. Então elaborámos uma teoria em que dizemos que é o prazer que nos motiva. Mas não é verdade. Os animais não têm consciência, mas estão a tentar ser eficazes. Nós o que queremos fazer é agir.
(...)

A felicidade, a dor, o prazer, dependem de cada um de nós, e cabe a cada um de nós percorrer o caminho que nos fará sentir mais concretizados, que nos dará mais momentos de felicidade e menos de sofrimento. Cabe a cada um de nós construir o nosso lar e fazer dele o nosso espaço perfeito, o nosso o ninho e o nosso conforto.
'Bora lá erguer as mangas e traçar a viagem.

Sem comentários: