quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Um desabafo

Há dias calmos, há dias stressantes e há dias como o de hoje que, tanto tem momentos stressantes e momentos calmos.
Começou a chamarem-me velha, continuou calmo, tendo vindo alguns problemas pelo meio, ainda sem solução, outros com soluções, não sabendo ainda como este dia irá acabar. Provavelmente a ir para casa debaixo de uma grande chuva.
Sinto que os problemas de hoje não são nada de especial e que mais dia, menos dia, irão acabar por ser resolvidos com uma certa facilidade.
Inerva-me o facto de me inervar com extrema facilidade, achar que uma notícia inesperada representa o fim do mundo. Para além de me sentir assim ainda tenho a proeza de inervar as pessoas que estão à minha volta.
Será que fui sempre assim? Qualquer alteração do meu dia-a-dia faço um bicho horroroso que só o quero ver longe de mim?
Sei que preciso de levar a vida com mais calma. Tentar constantemente que o primeiro pensamento quando encontro um problema seja, "isto tem solução" e não "oh não, e agora o que faço à minha vida?", como em grande parte do meu dia pensei.
Sei que não é o primeiro post que faço a fazer queixinhas do meu feitio, provavelmente não será o último. Tenho tentado controlar-me mas por vezes escapa-me da mão e o stress espalha-se por toda a sala, chegando mesmo até Portugal! Mas a tentativa vai persistir na mudança.

2 comentários:

alfacinha disse...

calma,calma menina
só uma vida tem

Sandrine disse...

Racionaliza!
Racionaliza as coisas. Eu sou da opinião que todos temos o direito (e quase dever) de termos os nossos momentos de pânico e onde nos enervamos até com o cantar de um passarinho, mas depois, passado o primeiro impacto racionaliza as coisas. desconstrói o que te irrita. Separa parte por parte e analiza cada uma delas. Retira-lhes a importância. O peso. Mete-te nos pés de outra pessoa e tenta ter uma visão isenta da situação. Depois volta a juntar tudo outra vez e reacionaliza. Pensa no que podes fazer para facilitar, para mudar, para alterar a situação que te enervou e vais ver que no fim estás mais aliviada e até mais motivada para enfrentar um novo problema ;)
Ainda hoje de manhã passei-me da cabeça porque voltou a entrar água na cozinha com a chuva, passei-me dos carretos porque foram arranjar aquilo mas como não acabaram o serviço e as chuvas chegaram antes do serviço terminado eu tinha que estar ali a correr contra o tempo a apanhar água do chão de cu alçado e o meu gajinho "não te enerves" e o cão só a passar-me à frente e a molhar as patas todas e eu já quase histérica). resultado: o gajinho de trombas. E eu tive que lhe explicar... amoriii, há momentos em que uma pessoa fica irritada com uma determinada situação e no meu caso eu berro, enervo-me, estou ali a falar sozinha e a refilar com quem se me atravesse no caminho. O que TU tens que aprender é a dar-me espaço nesses momentos. Afasta-te.Não ligues. Passados 10 minutos já me passou, mas aquele é o meu momento de estravazar o que me irrita. É o pipo da minha poanela de pressão.Viver em conjunto também é saber recuar e tenho a certeza que seja para quem que tenha passado esse teu momento menos glorioso tem consciência disso... e às vezes mesmo à distância a melhor coisa a fazer nessas alturas é dizer "Hoje não que ainda estou a racionalizar" e de certeza que a pessoa do outro lado compreende e fica à espera que estejas menos enervada! :)

E mau feitio todos temos... ;) Há que aprender a lidar com ele! Nós e os outros :P
beijo enorme minha amiga,
Desejosa do nosso abraço!!!!